domingo, 5 de abril de 2009

Que significados guardam a relação Currículo e a Formação para o uso das Tecnologias e Mídias na Escola?

Currículo, realidade, pesquisa, dados empíricos, mídias, formação de professores, formação de alunos, mídia cidadã... Podem existir separados?!

Para o registro da realidade: Várias mídias podem contribuir

- A câmera fotográfica

Ou, o lápis e o papel:


A aula pode ser um acontecimento,
dentro ou fora da sala. Os dados, empíricos ou interpretados só nos serão dados se tivermos olhos para lê-los e apreendê-los. Sem nosso olhar informado simplesmente não existem...

Num cotidiano de formação de professores para o uso das tecnologias articuladas ao currículo objetivam-se subjetividades, pois o ato educativo é fundamentalmente afetivo (...). Mas, os alunos também se vêem refletidos nesse cotidiano, por meio de suas produções como por exemplo: Histórias em Quadrinhos utilizando o desenho livre (que também é uma mídia) e depois o software HQ; Contos de Fada tradicionais por eles transformados em fotonovelas digitais; Produção de vídeos com a utilização de marotes para socializar aspectos relacionados ao estudo do meio ambiente; Imagens fotográficas que expressam aspectos de sua própria identidade convertidas em calendários, posteriormente entregues às mães ou aos pais sob a forma de presentes em seus respectivos dias comemorativos; Registros de entrevistas às famílias quando do estudo relacionado à cultura de seus pais; Telejornais gravados na escola... e tantas outras produções!"(Garcia, d´Abreu, in: Anais do I Seminário Web Currículo, SP, 2008)
(Fotografia: Thais Helena Ribeiro Lourenço)
(Alunos da profa. Janira e Elaine, Projeto Tecnologias e Mídias na Escola (TIME-Unicamp)
Município de Hotolândia, 2008).

3 comentários:

  1. Fátima e Eneida
    Ficamos felizes quando lemos esse registro sobre aula, pois estavamos tristes por termos vontade de trabalhar com alunos HQ digital,mais está dificil, estamos em processo de luta. Enfim não vamos desistir do nosso trabalho, mesmo que seja utilizando o desenho livre, pois nossos alunos são mega talentosos.
    beijos
    Rita e Tereza

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  2. Oi Tereza e Rita,
    Meninas, vocês estão certas! sempre temos muitas opções para o trabalho com as mídias... O mais importante não está nas ferramentas mas na nossa sensibilidade para captar o potencial de nossos alunos. Lápis e papel, também são tecnologias. Mas, sem o potencial criativo não significam nada. Assim o é também com a mais avançada das tecnologias e mídias. O PODER ESTÁ EM NÓS, NO SUJEITO ALUNO E PROFESSOR. A MÁQUINA NÃO É O SUJEITO. Em minha concepção as ferramentas tecnológicas sempre serão OBJETO. Objeto a serviço da criatividade, do empoderamento, ou a serviço do mal... Depende da concepção que fazemos do objeto...
    Beijos.

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  3. Olá meninas, acompanhando a conversa de vc's, posso fazer um relato de uma experiência que vivi na minha escola. Também sem possibilidade de usar computadores e internet, ao montar um filme com os meninos, fazia tudo com lapis e papel, desenhos, roteiros, escrita de texto, escolha de imagens que levava impressas, e infelizmente tive que montar sozinha em minha casa depois, mas tudo a partir da decisão deles. Tô achando que este ano acontecerá a mesma coisa, mas é como a Fátima disse, sem criatividade as ferramentas ficam inutilizadas. Bjim.

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